sábado, 7 de fevereiro de 2009

" Somos quem podemos Ser"

Viver em sociedade é um desafio porque às vezes ficamos presos a determinadas normas que nos obrigam a seguir regras limitadoras do nosso ser ou do nosso não-ser...
Quero dizer com isso que nós temos, no mínimo, duas personalidades: a objetiva, que todos ao nosso redor conhece; e a subjetiva...
Em alguns momentos, esta se mostra tão misteriosa que se perguntarmos - Quem somos? Não saberemos dizer ao certo!!!
Agora de uma coisa eu tenho certeza: sempre devemos ser autênticos, as pessoas precisam nos aceitar pelo que somos e não pelo que parecemos ser...
Aqui reside o eterno conflito da aparência x essência.
E você...
O que pensa disso?
Que desafio, hein?

"... Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la..." (Perto do Coração Selvagem)

Clarice Lispector

4 comentários:

  1. O nome da postagem não tem nada a haver com o texto da Clarice.

    ResponderExcluir
  2. Mii...ameiii o texto...como sempre!
    Tudo liindo aki!
    Amoo vc!

    ResponderExcluir
  3. O título da postagem mais parece um trecho de Engenheiros.

    Pois bem, Mi, complexa essa questão que tocou, hein. Acredito que nós, seres humanos, somos, por tudo e antes de tudo, em essência, é egoístas. Por mais que desejamos ter o reconhecimento e a aceitação pelo o que somos e não pelo o que temos ou aparentemos, há muitas controvérsias que me fazem crer que há mais o desejo de se fazer ser aceito que, verdadeiramente, ser, capisce? É meio complicado isso, mas quero dizer que ainda há muito a ser descoberto para que se compreenda a essência, verdadeiramente, humana. Na verdade creio que há, por parte de cada um, muito autoconhecimento para ser descoberto. A literatura e a poesia são ótimos caminhos para esse mergulho para dentro de nós mesmo que, consequentemente, resultaria num apuramento melhor de quem somos e temos sido para que, após o início desse processo, possamos, de fato, dizer: essa[e] sou eu, e é assim que quero ser. Independentemente de aceitações. Até mesmo porque o pensamento de aceitação vem, antes de qualquer um, de nós mesmos. Precisamos nos aceitar antes de sermos aceitos pelo outro, para que diante de uma não aceitação não sejamos atingidos.

    Um beijão, Mi, e apareça no Delírio Ambulante, moça! Tenhos novidades, filha.

    ResponderExcluir
  4. Jheni, concordo plenamente com você, até mesmo porque tenho uma dificuldade imensa em aceitar certas "regras" que a sociedade nos impõe. Coloquei este texo, mais o titulo que tem tudo haver com Engenheiros, para retratar um fase de minha vida.
    A aceitação do que sou. Não me preoculpo com o que vão dizer ou pensar de mim.Me preoculpo em estar de bem comigo mesma.

    Estarei lá, em pouco minutos!!!!

    ResponderExcluir