quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

" Duvido, portanto penso."

Poeta plural, cujo alcance e profundidade não param de impressionar. Falar de Pessoa é falar de um e de muitos, o poeta dos heterônimos é multiplicidade modernista do século XX. Fernando Pessoa não foi só um poeta, foi um prosador, empresário e inventor.

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem acabei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem;
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.
Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo : "Fui eu ?"
Deus sabe, porque o escreveu.

Heterônimos...
Alberto Caeiro, o pastor-poeta afirma a capacidade de interrogar a realidade.


Passa uma borboleta por diante de mim
E pela primeira vez no universo eu reparo
Que as borboletas não têm cor nem movimento,
Assim como as flores não têm perfume nem cor.
A cor é que tem cor nas asas da borboleta,
No movimento da borboleta o movimento é que se move,
O perfume é que tem perfume no perfume da flor.
A borboleta é apenas borboleta
E a flor é apenas flor.
Álvaro de Campos, vivencia em sesações todo o seu desengano em relação ao mundo.


Há sem dúvida quem ame o infinito,
Há sem dúvida quem deseje o impossível,
Há sem dúvida quem não queira nada
Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
Porque eu amo infinitamente o infinito,
Porque eu desejo impossivelmente o possível,
Porque quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
Ou até se não puder ser...






Ricardo Reis, sua visão de mundo complexa e contraditória, o eleva à consciência ilimitada do amor e do gozo.


Tão cedo passa tudo quanto passa!
Morre tão jovem ante os deuses quanto
Morre! Tudo é tão pouco!
Nada se cabe, tudo se imagina.
Circunda-te de rosas, ama, bebe
E cala. O mais é nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário